Curso de Bonsai

fengshui-bonsai


PODAS AéREAS


A poda aérea do BONSAI, é feita por duas razões:


a) Para dar uma forma ao BONSAI;


b) Para manter a sua forma, a sua aparência.


Para dar a forma:


Quando iniciamos o processo de modelagem do BONSAI, usamos o artifício da poda para conseguirmos o resultado desejado ou seja, que a planta adquira uma forma de árvore adulta, porém em tamanho pequeno. Primeiro fazemos uma poda para regular a altura da mesma e logo após fazemos podas eliminando ramos indesejáveis, os que se cruzam e de ramos situados no terço inferior da planta, local que chamamos de tronco, de forma deixá-lo livre. Podamos continuamente todos os brotos que aparecem na parte superior da planta, até que a sua copa se forme.


Claro que a explicação acima é de forma simplificada...


Para manter a forma:


O BONSAI continua desenvolvendo muitos ramos e é preciso apará-los para que seja mantida a forma de sua copa. Para tanto, use uma tesoura qualquer e apare todos os brotos que saem fora do contorno de sua copa. Esta providencia fará que seu BONSAI fique bem cheio e cada vez mais bonito. Portanto, não tenha medo de podar o seu bonsai ou as plantas de maneira geral, pois as podas incrementam o crescimento vegetativo, faz surgir inúmeros brotos ou ramos.


clip_image001


clip_image002


Quando você observar alguns ramos saindo fora do contorno da copa de seu Bonsai, é sinal de que o mesmo está precisando de uma poda.


Com auxílio de uma tesoura qualquer, apare estes ramos respeitando o contorno da copa de seu Bonsai. Isto pode ser feito em qualquer época do ano.


clip_image003


clip_image004


Não tenha receio de podar


Veja como ficou após a poda, compare


Se você tem uma planta em casa e a mesma não se desenvolve da forma esperada, está minguada, rala ou vazia, faça podas em seus brotos ou ramos, faça adubação mineral e orgânica e você verá a diferença.


Observação:


Sendo a planta da família dos Pinheiros ou Tuias em geral, você deve evitar o uso de tesoura na poda dos brotos novos. A forma de poda dos Pinheiros é: com a mão esquerda você segura o ramo a ser podado e com os dedos polegar e indicador, você deve arrancar a ponta do broto como se estivesse pinçando ou beliscando. Só use a tesoura nas partes mais maduras dos ramos, naquelas que são mais grossas e que você não consegue pinçar. Nas podas dos Pinheiros você estará mantendo a forma de sua copa e tornando-o cada vez mais cheio e mais bonito.


Veja algumas ilustrações de poda de pinheiros: (Poda de pinçagem)


clip_image005


clip_image006


Segure com uma das mãos o broto que vai podar.


Com a outra mão, pegue o broto, puxe e ...


clip_image007


clip_image008


E arrebente.


Você só pode usar uma tesoura para os ramos mais grossos que você não consegue arrebentar. Mas cuide para não cortar os pequenos ramos com a tesoura.


Faça podas constantemente em seus "pinheiros", pois isto os manterão sempre cheios e compactados. Fazendo a poda de "pinçagem", você provocará cicatriz somente em um lugar, usando a tesoura você cortará em diversos locais e sem necessidade. Quanto menos cortes, menos chances de ataques de fungos.


Observações:


Em quaisquer cortes de diâmetros maiores do que 5 mm, você precisa proteger contra ataques de fungos.


Mas como faço esta proteção?


Entenda que se você faz cortes de diâmetros maiores do que 5 milímetros ou meio centímetro, o risco de ataque por fungo neste local é considerável.  Então é preciso proteger estas áreas ou feridas. - é preciso fazer um "curativo" para evitar estes ataques, é preciso fechar ou selar estas "feridas"


Você poderá ver em revistas ou na internet, orientações de produtos próprios para esta proteção. Acontece que você poderá ter dificuldades para adquirir estes produtos e ainda tem o fator custo.


Você pode fazer estes "curativos", usando cola branca (cola comum para papel) creme dental ou cera de vela/parafina. Esta improvisação também é eficaz, melhor do que não fazer nada. Não tem nenhuma contra indicação e não faz mal para as plantas. 


Como aplico estes produtos?


Logo após a poda, você deve aplicar uma camada generosa de cola tipo "cascolar" (PVA) ou um dos outros produtos citados, no local do corte. Escolha entre a cola, creme dental ou cera de vela, tanto faz.


A cola ou o creme dental irá fechar, proteger, selar e impedir o contato da água neste local e assim o ataque de fungos é praticamente impossível.


Espere a cola ou o creme dental secar um pouco para molhar neste local caso faça rega com mangueira, senão eles poderão se dissolver com a água. Depois que a cola ou o creme dental secar um pouco, por volta de uma hora, dificilmente se dissolverão com a água.


Tenho que passar estes produtos no local exato?


Tente ser caprichoso, mas caso estes produtos excedam um pouco o local exato, não haverá nenhum problema.


Tenho que retirar estes produtos do local que apliquei algum dia?


Não. Você aplica e esquece que aplicou. A medida que a casca for fechando neste local, ela irá retirar estes produtos e caso não retire, mal nenhum ocorrerá. Portanto, faça a proteção, aplique um dos produtos e esqueça isto.


Um amigo (ou outra informação qualquer) me disse para usar "tal" produto e que cola não resolve nada...


Hum... - Se ele realmente faz Bonsai, com certeza irá lhe dizer que os produtos que lhe passei podem funcionar também. Mas caso ele não concorde, nunca mais ouça seus conselhos, porque ele conhece muito pouco do assunto.


Se você ainda se sente inseguro, eu tenho certeza que tenho a informação que te deixará extremamente seguro. Acontece que muitas das vezes, deixo de entrar em mínimos detalhes aqui, para não tornar o assunto estressante.